Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo na BRAU5

Arranha-céus art déco, palácios neoclássicos, igrejas coloniais, sedes de bancos ecléticas, museus com fachadas em alumínio e aço inoxidável! São Paulo, a cidade cosmopolita e moderna, viveu um processo de urbanização complexo e acelerado. A capital regional sul-americana não para de prosperar e de modificar-se apagando vestígios preciosos de sua história. É preciso conhecê-los, protegê-los e preservá-los. A quinta edição da Bienal de Arquitetura e Restauração Urbana – BRAU5 organizada pelo Centro Internacional para Conservação do Patrimônio Arquitetônico – Itália (CICOP Itália), da qual o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo participará ao lado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e de especialistas em conservação e restauro brasileiros e estrangeiros, buscará chamar a atenção da comunidade acadêmica internacional para o patrimônio arquitetônico que, embora pouco conhecido, possui valor cultural excepcional. Na tentativa de iluminar aspectos inexplorados do patrimônio arquitetônico e artístico da cidade ensaia-se uma narrativa multifacetada que combina fatos documentais da paisagem urbana e artefatos relacionados às extensões das memórias arquitetônicas de São Paulo. Especialmente exemplares arquitetônicos “assinados”, sob a forma de inscrições nas fachadas, pelos principais escritórios de arquitetura engenharia e construção da metrópole no final do século XIX e meados do século XX. Joias de fatura esmerada, foram concebidos do geral ao particular por arquitetos e artesãos, muitos deles imigrantes, na sua maioria italianos, ou licenciados da Escola Politécnica e do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Individualmente passam despercebidos, mas em conjunto desenharam a cidade extraordinária, moderna e cosmopolita que se reescreveu em apenas um século. Esse patrimônio merece atenção e salvaguarda.

No contexto da atuação de mestres construtores, da habilitação de artífices especializados e focalizando parte da trajetória do exímio arquiteto- desenhista Domingos Pellicciotta, aluno do Liceu e profissional integrante do Escritório Técnico Ramos de Azevedo, Severo e Villares percebe-se que a combinação de poderosos dispositivos pedagógicos, disponíveis na escola de artes e ofícios, com a perícia na fatura de projetos e modelos de arte decorativa de todos os estilos e formas aliados à qualidade dos materiais trabalhados foram distintivos na configuração da fisionomia dos ambientes de São Paulo.

No Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, como em outras escolas e laboratórios oitocentistas, manuais de estilo, pranchas impressas, álbuns seriados, catálogos comerciais e de politécnica e a coleção de modelagens (moulages) ou cópias de esculturas de gesso que replicam originais provenientes do Louvre em Paris, Vaticano em Roma, Museu Britânico em Londres e da Galeria dos Uffizi em Florença, foram utilizados nos ensinamentos e aplicações práticas dos métiers e das artes mecânicas, treinando mentes, mãos e olhos.

Considerados objetos da memória do saber-fazer e inspiradores da invenção, repletos de modelos e repertórios de formas evidenciam profundas correspondências entre os meios intelectuais de São Paulo e outras capitais mundiais, descortinando tanto o universo do ensino das artes aplicadas quanto a história de heranças culturais compartilhadas. Os desafios de conservação relativos ao patrimônio construído de bens e espaços paulistanos em constante processo de transformação são enormes. Inventariar legados desta magnitude e diversidade para salvaguardá-los é trabalho de Sísifo.

Realçando as conexões entre o visível e o invisível espalhadas pela cidade busca-se, através da verificação de heranças comuns, de atividades didáticas e da partilha de conhecimentos, as marcas dos homens na monumentalidade, de modo a serem integradas às políticas de conservação e preservação de bens culturais.

Evento: Ciclo de conferências on-line Bienal de Arquitetura e Restauração Urbana – BRAU5 – Centro Internacional para Conservação do Patrimônio Arquitetônico – Itália (CICOP Itália)
Consultoria: Maria Rita Amoroso e Lucio Gomes Machado
Curadoria: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, Mirza Pellicciotta e Fernanda Carvalho
Assistência de curadoria: Fernanda Bittencourt
Período: 15 de abril e 7 de maio de 2021
Mesa 1 Dia 19/04/2021
Mesa 2 Dia 20/04/2021
Mesa 3 Dia 21/04/2021
Abertura: 15 de abril de 2021
Local: https://www.cicop.it/brau/en/brau5-program/